quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

No mínimo, revelador

Numa reunião do Conselho de Segurança das Nações Unidas da semana passada, o Ministro dos Negócios Estrangeiros Indiano SM Krishna trocou o seu discurso pelo do homólogo Jorge Amado.
Durante vários minutos papagueou frases que, adivinho eu, não fariam para ele qualquer sentido, revelando assim um absoluto desprezo pela posição que preenche e pelas funções que lhe são incumbidas. Mais, pela responsabilidade que é representar um povo, com o seu voto de confiança.
Fossem algumas linhas, a situação era perdoavel. Mas SM Krishna passou longos minutos a discorrer sobre a importância da CPLP, e sobre o facto de Portugal e Brasil se encontrarem juntos ali naquele dia, entre outras questões. Só parou porque um dos seus acessores o avisou, senão continuaria alegremente, suponho, até terminar.
Podia ser uma piada, mas não. É preocupante. A Índia é uma nação desenvolvida em muitas áreas, com peso na cena internacional. Se SM Krishna aparece neste tipo de encontros sem ter o mínimo de noção do que lá se passa, acredito, é possivel que representantes de outras nações façam o mesmo.
É caso para perguntar quem é esta gente, o que anda lá a fazer.



Gosto particularmente do pormenor em que ele levanta a cabecinha, várias vezes, como quem sabe o seu discurso de cor.

Sem comentários:

Enviar um comentário