terça-feira, 23 de abril de 2013

A televisão e nós: o grande ménage à trois colectivo


Não me levem a mal, eu não tenho nada contra as pessoas que gostam de ver televisão. Pelo contrário, considero-a um acessório lúdico como outro qualquer, tão útil como uma ventoinha ou um vibrador. Critico, no entanto, a importância que este objecto de aparência inofensiva assume nas relações amorosas, ao ponto de se tornar num terceiro elemento mecânico, com pretensões a resolver todo o tipo de contendas e dilemas interpessoais.

Ao principio, está tudo bem, parece. Conhecemos uma pessoa interessante, vamos lá a casa ver um filme, coiso e tal, pronto. Sem problemas.
Pouco a pouco, no entanto, ela torna-se num escape de conforto quando tudo começa a correr mal. Afinal descobre-se que não se tem nada em comum? Não há problema, põem-se as noticias e diz-se mal dos políticos. Não tem uma conversa de jeito: vamos ver um filme? Ai está a ter um ataque de ciúmes outra vez? adoro esta série, por favor, é o último episódio.
Sem mesmo disso nos apercebermos, a televisão começa a ocupar um lugar central nas nossas vidas, um pouco como um acréscimo ou um órgão adicional do casal, sem o qual o último já não se consegue viver. Pior: é, tristemente, por vezes, aquilo que nos mantém juntos. Porque serve uma desculpa para tudo, resolve todos os problemas e no fundo, se virmos bem, acaba por adiar muitas das separações. Estamos demasiado ocupados com outra coisa para nos concentrarmos nos nossos próprios problemas e então vai correndo tudo bem até faltar a luz.

Perguntei-me o que é que as pessoas faziam quando não havia televisão e a resposta não tardou a vir: faziam filhos, conversavam, embebedavam-se, iam a festas, planeavam guerras, ou deitavam-se cedo para acordar às 5 da manhã. Nada disso me parece nem mau nem particularmente melhor. A televisão é apenas o ménage à trois da era pós-moderna, temos de nos contentar com isso e esperar que – se é que já não o faz – a mesma nunca venha a assumir nenhum papel estranho de teor sexual nos assuntos domésticos.

Sem comentários:

Enviar um comentário